Compartilhar

Revisão Tributária: vantagens para empresas

Todo empresário sonha em ver o seu negócio se desenvolvendo e prosperando. Prosperidade e desenvolvimento sólidos e constantes. Mas, pelo excesso de informação que temos hoje e a impossibilidade de estar a par de tudo, a empresa acaba arcando com mais impostos do que deveria. Por isso, é importante fazer uma revisão tributária regularmente. 

Pra entender melhor sobre esse assunto e a sua importância dentro do nicho empresarial, é preciso saber mais sobre o que é a revisão tributária. 

O que é uma Revisão Tributária?

No Brasil, o empresário já deve ter notado: temos umas das maiores cargas tributárias do mundo. Além disso, é uma tendência que as taxas aumentem com o passar dos anos. 

Por isso, os empresário mais bem preparados procuram resguardo na legislação para que a sua empresa não pague taxas altas demais e, consequentemente, saia no prejuízo. Isso é a Revisão Tributária. 

O objetivo da Revisão Tributária é claro:

Otimizar as obrigações tributárias, visando o menor pagamento possível de impostos, sem desrespeitar a legislação. 

Qual é a importância da Revisão Tributária?

Uma revisão tributária pode trazer diversos benefícios para o empresário. São eles: 

  • 1) Redução de riscos

O recolhimento de impostos é algo que impacta diretamente o planejamento financeiro de uma empresa. 

Por isso, quando esse trabalho é feito de maneira adequada, a empresa não terá problemas com o Fisco, não pagará mais do que deveria e, além disso, a empresa não corre riscos de ter as suas atividades suspensas. 

  • 2) Recuperação de impostos cobrados indevidamente

Outro benefício da revisão tributária é a recuperação de impostos cobrados de forma indevida.

Ela identifica a irregularidade, avalia quais são os meios disponíveis para essa recuperação e cria um plano de ação que restituem os débitos indevidos ou créditos fiscais que podem ser apropriados. 

  • 3) Ajuda na gestão do negócio

Além dos dois tópicos acima, uma revisão tributária pode ajudar na gestão do negócio, pois com as contas em dia, o empreendedor consegue dar atenção à outras áreas da empresa.

  • 4) Previne

Então, se a revisão tributária faz com que você pague apenas os valores corretos e recupere o que foi cobrado indevidamente, ela também atua na prevenção de que essa mesma situação se repita no futuro. 

Ou seja, ela evita o recolhimento de tributos desnecessários. 

A revisão tributária surge como uma luz para os empresários que querem ver a sua empresa crescer, dentro da legalidade, reduzindo os custos — sobretudo aos empresários que procuram por previsibilidade de crescimento.

Sendo assim, é importante realizar uma revisão tributária a cada seis meses ou anualmente. 

Além disso, vale muito a pena às empresas que nunca realizaram uma revisão tributária façam o quanto antes. Pela seguinte razão: a prescrição dos créditos tributários acontece no final do quinto ano. Ou seja: alcançado esse tempo, a empresa pode perder o direito de recuperação dos tributos. 

Se uma revisão tributária fizer sentido à sua empresa (para fins de enxugar os gastos com impostos), entre em contato com a nossa equipe. Nosso escritório é formado por especialistas nesse assunto e saberemos como te ajudar com as melhores soluções.